terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Associação promove 7º Batizado de Capoeira

Solenidade reúne praticantes de diversos níveis e Estados. Mestre Índio, da Bahia enaltece o evento
No dia 18 de dezembro ás 19 horas ocorre batizado de Capoeira do Grupo Modelo de Oxóssi e CEMEF. O evento será no Pavilhão Multiuso, em frente ao auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), no Centro Administrativo, em Teutônia, com presença de diversos mestres de capoeira do Estado, além do mestre Índio, da Bahia. 

Serão batizadas,  50 crianças do Projeto social quem luta não briga e do Turno Inverso CEMEF. Será um momento importante, pois haverá interação das crianças com os mestres. Para alguns será uma novidade o batizado, já que será a primeira vez que participaram. 

O Batizado é um momento de solenidade e festividade. Por meio da roda de capoeira os alunos novos recebem a primeira graduação, onde  jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. O jogo acaba com uma queda simbólica. Os demais alunos, passam para uma graduação superior.

Exame de Capoeira

Na semana anterior ao batizado, dia 07 de dezembro acontecerá o Exame dos alunos. Neste dia, serão avaliados por um Mestre convidado. Serão requisitados os movimentos básicos para alunos iniciantes. Para os demais o grau técnico vai aumentar.

Acima da corda verde amarela os alunos já terão que conduzir a bateria da roda, onde terão que tocar e cantar. A partir da graduação Amarela, com o aval do Contra-mestre ou Mestre do Grupo, os alunos poderão assumir um trabalho de Capoeira.

 Níveis de Graduação Grupo Oxóssi Capoeira

Vermelho - iniciante
Verde-vermelho
Verde
Verde-amarelo - Graduando
Amarelo - Graduado
Verde Azul - Instrutor 
Amarelo azul - Monitor
Azul - Professor
Amarelo, verde,azul e branco (cores da Bandeira Nacional) - Contra-mestre
Verde e Branco - 1º Grau de Mestria
Amarelo e Branco - 2º Grau de  Mestria
Azul e Branco - 3º Grau de Mestria
Branco - Mestria 

Texto: Cristieli Leopold
Fonte: Associação de Capoeira Oxossi
Foto: Nany Mayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário