segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nutrição em Pauta - Sobrecarga de açúcar gera efeito rebote



Nutricionista Gabriela Jacinto
Como vimos anteriormente, vários estímulos muito antes da comida “cair no estômago” fazem com que o processo digestivo inicie. Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) tem a sua função muito bem delimitada depois de serem quebrados em partículas reduzidas (glicose, aminoácidos e triglicerídeos). Mesmo com o organismo em ordem, a hipoglicemia pode ocorrer. Vamos entender o porquê.


Durante as atividades normais e de forma acentuada, no exercício físico, vamos gastando nossos estoques de energia, principalmente o glicogênio. Quando estes estoques ficam muito baixos, o organismo libera sinais de alerta para que se iniciem a produção de energia por meio de fontes alternativas, como o uso de aminoácidos.

Porém, como já mencionei anteriormente, este é um processo mais demorado. Para não comprometer o funcionamento de órgãos vitais, tais como coração e cérebro, somos parcialmente “desligados”, ou forçados a diminuir o ritmo, através do mal estar gerado pela hipoglicemia. Porém, existe outra forma de gerarmos uma hipoglicemia de rebote: isso acontece quando consumimos alimentos ou suplementos que liberam glicose de forma rápida na corrente sanguínea.

Quando o pâncreas recebe este estímulo, acaba liberando insulina em grande quantidade e de forma rápida, o que ocasiona uma queda brusca nos níveis de glicose no sangue. E teremos os mesmo sintomas. Veremos na parte 3 como evitar a hipoglicemia e melhorar o rendimento.
Foto: Pixabay
Texto: Nutricionista Gabriela Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário