domingo, 29 de novembro de 2015

Nutrição em pauta: Elaborar pratos e respeitar o tempo de digestão


Como vimos anteriormente, a hipoglicemia acontece geralmente por 2 fatores: passarmos período prolongado sem alimentação, ou por comermos alimentos ricos em carboidratos e que aumentam de forma muito rápida a glicose sanguínea.

      Este processo eleva os níveis de insulina e acaba gerando o efeito contrário, ou seja, a queda brusca (Efeito rebote). Veremos como estabilizar a glicose e manter o ritmo desejado.


Nutricionista Gabriela Jacinto
       O primeiro passo é respeitar o tempo de digestão dos alimentos. Quanto maior e mais complexa for a refeição, mais tempo teremos que esperar para iniciar um exercício mais vigoroso. Se você almoçou ao meio dia, espere, pelo menos 2 horas para iniciar um exercício. Se ingerir um lanche como banana, cereal e mel, o tempo encurta para 45 minutos. 

       Prefira alimentos integrais, pois liberam a glicose de forma mais lenta, devido às fibras. Se for exercitar-se de manhã, e não tiver muito tempo entre a primeira refeição e o treino, use suplementos com liberação mais lenta, como o waxy maze.

        Combinar carboidratos e proteínas também é uma forma de retardar o esvaziamento gástrico, e manter os níveis de glicose mais estáveis. Agora, quanto às quantidades, isso deve ser individualizado, conforme suas necessidades. Para isso, procure um nutricionista.

Foto: Pixabay
Texto: Gabriela Jacinto 
                                                                                                           gabijacinutri@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário